06/07/2008

Humanismo


O momento histórico



Estudo das proporções humanas
Leonardo Da Vince




Humanismo deriva, etimologicamente, da palavra francesa humanisme. Segundo alguns autores, Humanismo é a "doutrina dos humanistas da Renascença que ressuscitaram o culto da línguas e das literaturas antigas".

No entanto, literariamente, convencionou-se relacionar a palavra Humanismo ao movimento artístico iniciado na Itália no século XIV. Petrarca, poeta italiano, é considerado o pai do Humanismo, pois foi o principal precursor desse movimento que espalhou-se pela Europa, no período que corresponde à transição da Idade Média à Idade Moderna.

O Humanismo abrange praticamente todas as artes como por exemplo a pintura, a arquitectura, a escultura, a música e a literatura. As obras desse período tinham como centro de interesse o próprio homem. Assim, enquanto no Trovadorismo Deus era o centro de tudo (teocentrismo)
no Humanismo o homem passa a ser o centro de interesse da cultura (antropocentrismo).

O Humanismo foi a própria alma do Renascimento. Era um apelo ao homem universal. Traduzia-se sobretudo pelo enaltecimento da cultura da Antiguidade Clássica".


Os principais destaques do Humanismo são: na Itália, berço do Renascimento, Dante Alighieri, Giovanni Boccaccio e Francesco Petrarca.
Em Portugal merece destaque o teatro poético de Gil Vicente.